Quarta-feira, 3 de Novembro de 2021

Gasolina 95, ou Gasolina 98?...

 

Gasolinas....jpgGasolina 95, ou Gasolina 98?...
Alguns defendem que a gasolina 98 melhora a performance e o rendimento, outros dizem que é apenas mais uma forma das empresas petrolíferas ganharem mais algum e que, na realidade, não existem diferenças entre os dois tipos de combustível. Afinal quem está correto?
Deve optar-se por gasolina 95 ou gasolina 98? Neste artigo vamos analisar e explicar as vantagens de cada uma. No final, a escolha recaí sobre o leitor.
Características...
Não é segredo, que a gasolina 98 é mais refinada que a gasolina 95, logo mais cara, sendo normalmente mais aditivada, o que significa que não só dará mais rendimento ao motor, como também possui mais oxigenadores e detergentes, que melhoram a capacidade de combustão do mesmo, ou seja, garante uma maior eficiência do motor do seu carro, (um melhor aproveitamento das suas características), como também reduzem os resíduos produzidos pela gasolina, limpam o motor e reduzem as emissões de gases poluentes.
Porém, se nas restantes situações isso é aplicável a todos os casos, no que diz respeito a retirar o máximo do motor, vale lembrar que a maior parte dos veículos comprados pelos portugueses são vocacionados para baixos consumos (económicos, portanto) e não para alto rendimento ou potências elevadas. Portanto, em termos de potência, estão trabalhados para funcionar com gasolina 95.
Por outro lado, se tem um carro com maior cavalagem ou cilindrada, o veículo provavelmente funcionará melhor com gasolina 98. Aliás quanto maior a potência, maiores diferenças notará no rendimento do carro se usar a versão “aditivada”.
Ainda assim, é importante realçar que, embora os automóveis a gasolina, tenham uma menor durabilidade do que aqueles a gasóleo, limpar o motor ajuda a preservar durante mais tempo o veículo. Ou seja, pode ser uma vantagem económica a longo prazo.
No entanto, não nos cabe a nós definir qual a melhor solução para o consumidor. Embora aconselhemos a usar a gasolina 95 caso prefira economizar a curto prazo e o seu carro seja de baixo rendimento. Por outro lado, se o seu veículo for mais “poderoso” e gostar de usufruir da sua potência ao máximo. Utilize a gasolina 98.
Se preferir, pode sempre usar a gasolina 95 e limpar o motor ocasionalmente com a gasolina 98.
Como é o processo de criação da gasolina...
Na realidade, existem vários tipos de gasolina no mundo. Desde a gasolina de 87 octanas até Jet Fuel (combustível para aviação comercial), e embora todas elas provenham do petróleo, a diferença está nos componentes que são adicionados no processo.
Para perceber as diferenças, propomos dar a conhecer, muito sucintamente, como é que um produto negro e viscoso se transforma num líquido amarelado, azulado, lilás, vermelho ou transparente. Não se preocupe, no final irá perceber o porquê da gasolina ser mais cara em Portugal.
O crude, ou petróleo, chega num estado quase puro às refinarias (em Portugal, a Sines ou Leça da Palmeira) proveniente de várias plataformas petrolíferas por via marítima.
É constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos) e, quando é retirado das jazidas, geralmente traz vestígios de areia, pedras, água, etc., os quais necessitam serem retirados.
Ou seja, é necessário decantá-lo ou filtrá-lo, separar os vários elementos do crude, originando um material mais limpo. Nessa fase, é então refinado numa torre, onde extraem todos os combustíveis do mundo.
Nesta torre de refinação, o petróleo passa por 3 etapas: a destilação, a conversão e os tratamentos finais.
Na primeira fase, a destilação, o petróleo bruto é aquecido até ao seu ponto de ebulição (ponto em que passa do estado líquido para o estado gasoso) e à medida que vai diminuindo a sua temperatura, vão-se separando diversos hidrocarbonetos sob a forma de gases. Estes são armazenados em vários estágios da torre.
Na parte mais quente da torre, a cerca de 600ºC, são produzidos ou extraídos os gases do petróleo que servem para abastecer navios. São estes os combustíveis menos refinados.
A cerca de 350ºC, são libertados gases para fabricar óleos lubrificantes e a 20ºC surge, então, o refinamento do gasóleo diesel, usado em automóveis e motorizadas. Só aos 170ºC é que são libertados os gases necessários para produzir Querosene e Jet Fuel.
Somente quando os gases estão a 120ºC, posteriormente são armazenados para produzir gasolina para automóveis.
Já nos 70ºC são armazenados os gases para produção de nafta e a temperaturas muito baixas encontram-se a partículas mais refinadas e com menos densidade, que servem para a produção de GPL (Gás de Petróleo Liquefeito).
Incidindo só sobre a gasolina, na fase de tratamento, depois de separados os gases para a produção de gasolina, estes são arrefecidos para voltarem ao estado líquido. É nesta fase que são incluídos vários aditivos como octanagem e oxigenadores, detergentes e corantes.
São estes componentes que servem para aumentar a potência e limpar o motor. Portanto, quanto maior for a sua inserção, maior será a sua qualidade.
Como se sabe, a qualidade da gasolina, fica então associada à sua resistência e à compressão, ou seja, ao índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto. O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual de isoctano e n-heptano. Quanto mais aguentar, melhor será. Isto levou à criação e medidas de qualidade, baseadas essencialmente no índice de octanas.
Existem vários: desde gasolina de 87 octanas, a 89, 90, 91, 92, 95, 98 e até 100 octanas, sendo esta a mais alta e de melhor qualidade. Assim sendo, é apenas vendida em alguns países. Na Europa, por exemplo, a Itália e a Alemanha são dos únicos que vendem este combustível da mais alta octanagem.


https://youtu.be/HA6R6GrK05c

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publicado por francisfoto às 17:31
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